domingo, 20 de maio de 2012

18ª BNT MERCOSUL É PALCO DE PARCERIA INTERNACIONAL

Larissa Andrade é a responsável pela assessoria de imprensa do evento, que sempre é um sucesso 

                                          Geninho é um dos idealizadores do evento

18ª BNT MERCOSUL É PALCO DE PARCERIA INTERNACIONAL
No dia 25 de maio, Beto Carrero World lançará com exclusividade novidades ao mercado do entretenimento no Brasil

Durante a 18ª BNT Mercosul – Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul - que acontece nos dias 25 e 26 de maio no Beto Carrero World em Penha, SC, o turismo brasileiro ganhará projeção internacional. Será realizada a apresentação oficial da mais nova aliança entre o Beto Carrero World e duas das maiores e mais importantes empresas cinematográficas e de animação do mundo, o que elevará o país a uma categoria internacional na área de entretenimento.

A parceria será oficializada durante a abertura do evento, no dia 25 de maio, sexta-feira, às 15h, em frente ao Castelo das Nações do Beto Carrero World para os profissionais de turismo participantes de todo o Brasil e Mercosul. A imprensa credenciada na 18ª BNT Mercosul terá acesso às novidades em primeira mão em coletiva realizada pouco depois da abertura do evento também no mesmo local.

A BNT Mercosul, através da Feira de Negócios Turísticos, realizada há 18 anos, conta com a presença de mais de 5 mil participantes e se transformou em um dos eventos mais importantes do gênero na América Latina. Trata-se de uma convenção nacional de vendas do turismo, onde grande parte dos expositores é brasileiro e recebe os profissionais de turismo que mais vendem produtos e serviços nacionais, incluindo agentes de viagens e operadores do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.

Uma programação intensa e diversificada faz parte da programação da 18ª BNT Mercosul, que além da tradicional Feira de Negócios no Beto Carrero World, conta visitas técnicas a atrativos turísticos da região, treinamentos específicos e   grande festa temática de encerramento e a premiação dos troféus Campeões de Venda Beto Carrero às agências que mais venderam o parque e Santa Catarina em 2011/2012. Outro diferencial são os programas de capacitação aos agentes de viagens. Neste ano, a BNT Mercosul terá o Cine Turismo, uma série de vídeos apresentados em sala de cinema sobre grandes atrativos e destinos turísticos brasileiros. O Cine Turismo acontecerá durante os dias 25 e 26 de maio, durante a Feira de Negócios Turísticos a cada 10 minutos, das 16h às 19h30.

SERVIÇO
Evento: 18ª edição da Bolsa de Negócios Turísticos do Mercosul (BNT Mercosul 2011)
Data: 25 e 26 de maio de 2012
Inscrições: informações podem ser obtidas pelo site:www.bntmercosul.com.br ou pelos telefones: (0**47) 3367 1119/ 3367-9960.
Participação de expositor: (47) 3367-1119, 3367-9960, dag@gwg.com.br oujair@gwg.com.br
Participação imprensa: (47) 3368-4837, redacao@rotascomunicacao.com.br
INFORMAÇÕES
www.bntmercosul.com.br
APOIO
Beto Carrero World (Penha, SC)
PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
Governo da Argentina, Governo do Amazonas, Governo do Paraná, Governo do Rio Grande do Sul, Governo da Bahia, Governo da Paraíba, Governo de Brasília, Prefeitura de Santos, Prefeitura de Bombinhas, Prefeitura de Teresina, Prefeitura de Vitória, Parque Colina de Nova Trento.
PATROCÍNIO
Governo de Santa Catarina/ Santur e Costa Verde e Mar. 
Texto Vilma Borges

quinta-feira, 17 de maio de 2012

HOMENAGEM AO GRANDE PROFESSOR DR. ZERBINI




HOMENAGEM AOS 100 ANOS DO NASCIMENTO DO PROFESSOR ZERBINI






"Operar é divertido, é uma arte, é ciência e faz bem aos outros"
Euryclides de Jesus Zerbini
A cirurgia cardíaca brasileira esteve sempre presente no cenário da cardiologia mundial, com vários e importantes atores que foram e ainda são responsáveis por esse brilhantismo. Entretanto, um em especial teve destaque marcante e seu nome não só está, como deverá permanecer sempre presente e lembrado por todos os amantes da cardiologia e do povo brasileiro em geral.
Euryclides de Jesus Zerbini é esse ator mor que se estivesse entre nós estaria completando, em 10 de maio de 2012, 100 anos de existência. Natural de Guaratinguetá, Estado de São Paulo, nasceu em modesta casa na área rural, no dia 10 de maio de 1912. Seu nascimento foi prematuro e de tão pequeno se acomodava muito bem numa caixa de sapato. Cresceu numa família de cinco filhos e o pai italiano, naturalizado brasileiro, professor de curso primário, foi o responsável pela decisão de Zerbini cursar Medicina. Na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), adquiriu excelente reputação e, em 1933, na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, conheceu o famoso cirurgião Alípio Corrêa Netto, o qual se tornou seu mentor e inspirador de toda a sua carreira. Graduouse em medicina em 1935 e se especializou em cirurgia geral. A intervenção cardíaca era ainda algo raro na Medicina e o coração era o tabu dos cirurgiões.
Quatro anos após sua formatura, foi indicado pelo professor Alípio Corrêa Netto como primeiro assistente da disciplina e chefe da Divisão Médica da Faculdade de Medicina da USP.
Foi na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo onde Zerbini realizou sua primeira cirurgia cardíaca, num paciente de seis anos de idade, em estado de choque, em tamponamento cardíaco após traumatismo torácico. Ele abriu o pericárdio, retirou o fragmento do coração e ligou a artéria descendente anterior, que se encontrava lesada. Embora, nos dias atuais não seja a conduta indicada, o caso foi publicado no Journal of Cardiac Surgery, em 1943, tendo sido uma grande contribuição naquela época.
Após período de um ano nos Estados Unidos da América (EUA), Zerbini retorna ao Brasil e realiza a segunda cirurgia de Blalock-Taussig, seguido da primeira cirurgia de ligadura de canal arterial, num homem de 18 anos e a primeira cirurgia de coarctação da aorta no País. Introduz a hipotermia no tratamento de defeitos congênitos do coração, tipo comunicação interatrial. Mas, com o desenvolvimento da máquina coração-pulmão artificial por Walton Lillehei, Zerbini juntamente com sua esposa, Dra. Dirce Costa e os estudantes Adib Jatene, Delmont Bittencourt e Geraldo Verginelli seguem para Minneapolis, EUA, para visitar o serviço do Dr. Lillehei e aprender sobre os primeiros passos da cirurgia com circulação extracorpórea.
Zerbini inicia o uso da máquina coração-pulmão artificial, somente um ano após o trabalho pioneiro de Hugo Felipozzi realizando a primeira cirurgia com circulação extracorpórea no Brasil. Em 1958, começa seu esforço no tratamento da tetralogia de Fallot e, dez anos após, já tinha uma experiência de 480 pacientes operados. Nessa época, foi convidado para ministrar a "Honored Guest Lecture", na American Association for Thoracic Surgery, com o título: "The surgical treatment of Fallot complex: late results".
A fase inicial da cirurgia cardíaca aberta foi marcada por uma altíssima mortalidade (30%) para diferentes doenças. Juntamente com Rui Gomide do Amaral, identificou os distúrbios do equilíbrio ácido-básico, causados pela circulação extracorpórea, como o principal vilão, adquirindo o primeiro medidor de pH do Brasil.
No início de 1960, surgiram as primeiras válvulas cardíacas artificiais. As válvulas mecânicas começaram a ser produzidas no Brasil, por iniciativa de Adib Jatene, entretanto, essas próteses, por necessitarem de anticoagulação, representavam um grave problema de manuseio médico. Na tentativa de resolver tal dificuldade, Zerbini, Puig e Verginelli introduziram no Brasil a válvula biológica, de dura-máter homóloga. Os resultados foram excelentes e possibilitou o seu uso em todo o país e também no exterior. Apesar da solução referente à anticoagulação ter sido resolvida, essa válvula apresentava problemas técnicos e logísticos, tendo sido descontinuada, dando início às válvulas de pericárdio bovino e às de porco, confeccionadas por diversos laboratórios no país.
No final dos anos 60, o mundo recebia notícia de grande impacto referente ao primeiro transplante de coração realizado na África do Sul, por Christian Barnard. Logo após, somente cinco meses após o feito magistral de Barnard, em 25 de maio de 1968, Zerbini realizava o 17º transplante de coração do mundo (Figura 1) e, em 26 de setembro do mesmo ano, realizava, também com sucesso, o 2º transplante. Teve um grande reconhecimento de toda a sociedade brasileira, tornando-se um verdadeiro ídolo, vindo a ser homenageado pelos governos em seus diversos níveis, sociedades médicas e a própria gente do povo.


A cirurgia cardíaca brasileira brota a partir de uma série de eventos importantes, tendo vários cirurgiões de grande prestígio no exterior vindo ao Brasil e visto o trabalho pioneiro e avalassador empreendido por Zerbini e seu grupo. Denton Cooley foi um dos cirurgiões que estiveram por mais de uma vez em São Paulo, visitando o serviço do Professor Zerbini. Isso levou também a um desenvolvimento interno, sendo Recife e Curitiba as duas cidades brasileiras a realizar cirurgia cardíaca aberta com circulação extracorpórea fora do eixo Rio-São Paulo. Também a interiorização da cirurgia cardíaca foi feita por um dos seus principais discípulos, Professor Domingo Braile, que implantou, em 1963, de forma vitoriosa, um serviço de cirurgia cardíaca em São José do Rio Preto, interior de São Paulo. Também um dos mais destacados discípulos, Professor Costabile Gallucci, criou o centro de cirurgia cardíaca na Escola Paulista de Medicina, UNIFESP, vindo esse centro se tornar conhecido em todo o mundo, em decorrência dos trabalhos do Professor Ênio Buffolo na cirurgia coronária sem auxílio da circulação extracorpórea.
Dois grandes legados deixados por Zerbini foram a criação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) e o Instituto do Coração de São Paulo (INCOR). A SBCCV é uma sociedade ativa, com mais de 1.000 sócios, que realiza um grande congresso anual, onde são apresentados trabalhos de importante relevância científica, além de ser responsável pela certificação do título de especialista em cirurgia cardiovascular. A SBCCV também possui a Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (RBCCV), considerada a melhor publicação da área em toda a América Latina, como também tem o reconhecimento da comunidade científica internacional com sua indexação no Medline. Recentemente, a RBCCV teve a divulgação pelo ISI Thomson Reuters de seu primeiro Fator de Impacto (FI). O índice de 0,963 foi altamente expressivo em se tratando de uma primeira avaliação, segundo seu editor-chefe, Prof. Domingo Braile. O INCOR, por sua vez, está diretamente ligado à Universidade de São Paulo, sendo responsável pela formação de recursos humanos de qualidade na área médica/cardiologia e também com produção científica de alta qualidade, com inúmeras publicações em periódicos nacionais e internacionais (Figura 2).


O outro grande legado deixado pelo Professor Zerbini foi a capacidade da cirurgia cardíaca brasileira procurar seu próprio caminho para sobrevivência, criando e desenvolvendo sua própria tecnologia. Vários eminentes nomes da cirurgia cardíaca brasileira contribuíram para essa semente plantada por Zerbini, entre eles: Delmont Bittencourt, Geraldo Verginelli, Adib Jatene, Dagoberto Conceição, Rubens Arruda, Domingo Braile, Antonio Freitas Netto, Euclides Marques, Seigo Tsuzuki, Noedir Stolf, Otoni Gomes, Miguel Barbero-Marcial, Sérgio Almeida de Oliveira, Luiz Boro Puig, Magnus Rosa de Souza, Ruy Gomide do Amaral, Domingo Junqueira de Moraes, Waldir Jazbik e Marcos Cunha. Hoje, várias indústrias genuinamente brasileiras estão instaladas no Brasil, produzindo para o mercado interno e externo, entre elas: Biocor, Labcor, DMG e Braile Biomédica. Os produtos ofertados por essas indústrias suprem todo o mercado nacional de cirurgia cardíaca.
Tudo que Zerbini fez, o fez bem. Foi um árduo trabalhador, sendo reconhecido pelos discípulos e levando a SBCCV criar o prêmio intitulado: "O operário do Coração", porque era assim que ele se considerava. Repetia com frequência: "Omnia vincit labor" - nada resiste ao trabalho. Trabalhou até os últimos dias de sua vida, sempre preocupado com a transmissão do conhecimento da cardiologia (Figura 3). Tudo que Zerbini fez, o fez bem. Foi um árduo trabalhador, sendo reconhecido pelos discípulos e levando a SBCCV criar o prêmio intitulado: “O operário do Coração”, porque era assim que ele se considerava. Repetia com freqüência: “Omnia vincit labor” – nada resiste ao trabalho. Trabalhou até os últimos dias de sua vida, sempre preocupa com a transmissão do conhecimento da cardiologia [1-6].


Após aposentar-se da sua carreira universitária, permaneceu ativo e atuante operando em seu serviço privado no Hospital da Beneficência Portuguesa, em São Paulo e viajando pelo Brasil inteiro ensinando e motivando as pessoas a continuarem sua obra. Foi grande a sua contribuição para introdução dos transplantes de coração no Norte e Nordeste. Sua última participação em eventos científicos foi em Maceió no IX Encontro dos Discípulos do Prof. Zerbini, em agosto de 1992 (Fig. 4).
Era o ano em que completava 80 anos de vida e participou com entusiasmo e vigor de toda programação cientifica e atividades sociais. Foi seu último concerto. Mais que um médico era um artista que cativava e encantava a todos. Meses depois apareceu a doença que o tirou fisicamente de nós. Suas idéias ficaram e nos sustentam. 


Incor promove exposição sobre cardiologista
Euryclides Zerbini era referência no tratamento do coração.
Se estivesse vivo, ele teria completado 100 anos, no dia 7 de maio de 2012. O centenário do mestre dos cirurgiões cardíacos brasileiros será comemorado com todas as honras pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV) .
O Instituto do Coração (Incor) de São Paulo promove a partir desta quinta-feira (17) uma exposição sobre o cardiologista Euryclides Zerbini, referência no tratamento de doenças do coração. Se estivesse vivo, o médico completaria 100 anos neste mês.
A exposição “Zerbini: o homem, o cirurgião e o cientista” vai até o dia 17 de agosto e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Ela terá totens com diversas fotografias, uma máquina de circulação extracorpórea fabricada em 1858, um ventrículo artificial produzido pelo instituto e uma coleção de válvulas cardíacas.
O Incor fica na Avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 44, Cerqueira César.


Fontes:Revista Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e G1
Postado por  Vera Tabach
Presidente Nacional da ABIME

terça-feira, 15 de maio de 2012

Presidente Nacional da ABIME recebeu o Prêmio Mulher Influente em Minas Gerais




Vera Tabach presidente da ABIME Nacional recebendo o Prêmio Para  comemorar os 27 anos do Jornal Turismo MG, os diretores Antonio Claret Guerra e sua esposa Suely Guerra realizaram uma grande festa, com a presença de ilustres personalidades de todo Brasil. O ponto alto da noite foi a entrega do Prêmio MG Turismo e XV Troféu Mulher influente. Uma noite maravilhosa, seguida de elegante coquetel do buffet Celía Souto Maior.   No final da grande comemoração aconteceu a fundação da ABIME- Minas Gerais, com a posse da diretoria.Fiquei muito feliz e agradeço em ter  sido uma das homenageadas com o Troféu Mulher Influente- Área Jornalismo.

Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012




Inscrições abertas para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012

Cursos de técnica e regência serão realizados em Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Pará, Goiás e Paraíba

Estão abertas as inscrições para os Painéis Funarte de Regência Coral 2012 . Os cursos de técnica de regência, dinâmica de coro, técnica vocal e percepção musical vão ocorrer de junho a outubro, nas cidades de Araxá (MG), Natal (RN), Belém (PA), Goiânia (GO) e Campina Grande (PB). Durante seis dias, os participantes – que podem ser coralistas ou regentes corais – receberão aulas práticas e teóricas pela manhã e à tarde, enquanto as noites serão reservadas para apresentações e atividades diversas.
Embora sediados em determinadas cidades, os Painéis estão abertos a participantes das regiões próximas, de forma a provocar tanto o aperfeiçoamento da prática coral e o enriquecimento de repertórios, como o contato entre grupos de diferentes localidades. Em 2012, o programa conta novamente com a participação de renomados especialistas de diversas regiões do país e orientação pedagógica de Eduardo Lakschevitz. A coordenação é do Centro da Música da Funarte.
Os Painéis Funarte de Regência Coral prolongam uma reconhecida atuação do antigo Instituto Nacional de Música, da Funarte, que a partir de 1979, sob a direção de Elza Lakschevitz, iniciou um trabalho pioneiro de expansão e de aperfeiçoamento da prática coral em todo o Brasil, mediante a realização de cursos, concursos e edições de partituras. Desde o início, esse trabalho foi realizado com a colaboração de órgãos públicos e privados nas várias regiões do Brasil.
A ficha de inscrição pode ser acessada no Portal da Funarte, www.funarte.gov.br, nas seções Notícias ou Música. O documento deve ser enviado pelo correio ou por e-mail ao local de inscrições do painel desejado.
Painéis Funarte de Regência Coral 2012
Araxá (MG) – 18 a 23 de junho
Natal (RN) – 6 a 11 de agosto
Belém (PA) – 20 a 25 de agosto
Goiânia (GO) – 10 a 15 de setembro
Campina Grande (PB) – 1 a 6 de outubro
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
  • 18 a 23 de Junho – Araxá (MG)
Coordenação local: Associação dos Funcionários e Alunos da Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo
Coordenador: Débora Arantes Afonso Francisco
Professores: Zeca Rodrigues (RJ) e Paulo Malagutti (RJ)
Pianista acompanhador: Mário César (SP)
Local de realização:
Hotel Virgílius
Informações e inscrições:
Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo
Praça Arthur Bernardes, 18 – Centro – Araxá, MG – CEP 38183-218
Tels. (34) 3691-7148 / 3662-6681
e-mail:  debaafrancisco@gmail.com
  • 6 a 11 de agosto – Natal (RN)
Coordenação local: Fundação José Augusto
Coordenador: Cléa Maria Galvão Bacurau e Francisco José Araújo Alves (Marinho)
Professores: Eduardo Lakschevitz (RJ) e Lucy Schimiti (PR)
Pianista acompanhadora: Stella Junia (RJ)
Informações e inscrições:
Fundação José Augusto
Rua Jundiaí, 641, Tirol, Natal – RN – CEP 59020-120
Tel. (84) 3232 5357 (das 8 às 18h)
e-mail: fjacena@rn.gov.br
  • 20 a 25 de agosto – Belém (PA)
Coordenação local: Fundação Carlos Gomes
Coordenadores: Jonathan Miranda e Maria Antonia Jimenez
Professores: Ângelo  Dias (GO) e Vladimir Silva (PB)
Pianista acompanhadora: Lidiana Mincov (SP)
Informações, inscrições e local de realização:
Instituto Estadual Carlos Gomes – secretaria
Av. Gentil Bittencourt, 977 – Belém, PA – CEP 66040-000
Tels: (91) 3201 9171 / 3201 9168
E-mail:  painelfunartebelem@yahoo.com.br
  • 10 a 15 de setembro – Goiânia/GO
Coordenação local: Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG)
Coordenador: Angelo Dias
Professores: Agnes Schemelling (RS) e Patrícia Costa (RJ)
Pianista acompanhador: Marcelo Farias (RJ)
Local de realização:
Centro Cultural da UFG
Praça Universitária (Setor Universitário) – Goiânia,GO – CEP 74001-970
Informações e inscrições:
Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Campus II – Samambaia – Goiânia, GO – CEP 74001-970
Tel. (62) 3521-1125
e-mail: figaretto@bol.com.br
  • 1 a 6 de outubro – Campina Grande (PB)
Coordenação local: Universidade Federal de Campina Grande
Coordenador: Vladimir Silva
Professores: Samuel Kerr (SP) e Gisele Cruz (SP)
Pianista acompanhador: Leandro Souza (SP)

Local de realização:

Universidade Federal de Campina Grande
Unidade Acadêmica de Arte e Mídia
Informações e inscrições:
Universidade Federal de Campina Grande
Unidade Acadêmica de Arte e Mídia (Bloco BW)
Rua Aprígio Veloso, 882 – BodocongóCampina Grande, PB – CEP 58429-140 
Tels. (83) 2101 – 1219 / 2101-1218 / 2101-1455
e-mail: contato@musica.ufcg.edu.br
Partituras on line  Aqui no Portal Funarte a seção referente ao Centro da Música da Funarte traz a página do Projeto Coral, com partituras disponíveis para baixar gratuitamente, organizadas em três séries:
  • Música Coral Brasileira – 27 obras de renomados compositores brasileiros, parte do repertório encontrado há 25 anos em edições impressas e, agora, apresentada e comentada em texto bilíngue, com transcrição fonética;
  • Música para Coro Juvenil – 12 obras, acompanhadas de gravações;
  • Música para Coro Infantil – 10 obras, compostas recentemente por regentes corais.
    ____________________________________________________________________________
Fundação Nacional de Artes - Funarte
Assessoria de Comunicação
(21) 2279-8065/2279-8056
ascomfunarte@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br