sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ONU e sociedade civil reúnem esforços para combater desnutrição infantil nos países em desenvolvimento


Em parceria com o Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, a organização não governamental World Nurture Foundation anunciou hoje (2) um evento para angariar apoio ao combate à fome e à promoção de políticas de segurança alimentar e nutricional nos países em desenvolvimento. A celebração de Natal acontece no dia 13 de dezembro no Hotel Sofitel, Rio de Janeiro.
A ONG atua em parceria com as Nações Unidas para sensibilizar governos, sociedade civil e empresários sobre a importância de universalizar a merenda escolar. “Segundo os dados do PMA, uma em cada quatro crianças em países em desenvolvimento está abaixo do peso.
É imprescindível que atuemos de forma coordenada para a criação de programas de alimentação escolar nas regiões pobres”, diz Monika Jablonska, fundadora da organização baseada em Nova York e com escritório recém aberto no Rio.
Outras iniciativas vem tentando mobilizar a comunidade internacional para o problema da desnutrição infantil. Durante a recente 67° Sessão da Assembleia Geral da ONU semana passada, em Nova York, uma reunião de alto nível com representantes de governos, sociedade civil, setor privado e doadores discutiram a iniciativa global para Ampliação da Nutrição (SUN, na sigla em inglês). O Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou progressos do Movimento SUN, no qual 30 países se comprometeram a priorizar a nutrição. Ele também aproveitou a oportunidade para convocar os líderes mundiais para reunir esforços em prol da erradicação da fome no mundo.
“A Cooperação Sul-Sul se mostra como uma ferramenta eficiente na luta contra a fome. Nos últimos anos, o Brasil se tornou uma vitrine de políticas sociais”, avalia Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome, em Brasília. O Centro recebe delegações da América Latina, África e Asia com o apoio do governo brasileiro para promover capacitação técnica em políticas de alimentação escolar.
A parceria entre o Centro de Excelência contra a Fome e a WNF foi lançada em junho deste ano no Rio de Janeiro com um concerto de música clássica que contou com as performances da Orquestra e o Coro de Malmö da Suécia. A apresentação também fez parte da programação oficial do Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a Conferência Rio+20.
O Programa Mundial de Alimentos, em parceria com o governo brasileiro, lançou o Centro de Excelência contra a Fome com o objetivo de promover políticas nacionais sustentáveis de segurança alimentar e nutricional com base nos sucessos da experiência do Brasil. O Centro serve como uma ponte para a cooperação sul-sul com foco no desenvolvimento de capacidades nas áreas de alimentação escolar, agricultura familiar, nutrição e segurança alimentar. O diálogo de políticas é feito com países do Sul interessados em desenvolver seus próprios programas.
Foto-tirada-durante-missão-de-estudos-do-Senegal-e-do-Haiti-em-Salvador.-WFP-Vinicius-Limongi-405x270 (1)


Serviço

Evento: Share the Love with the Children
Data: 13 de dezembro de 2012 / Horário: 20h
Local: Hotel Sofitel, Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário