quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Muqueca Capixaba agora tem a sua confraria


DIA DA MOQUECA CAPIXABA 30 DE SETEMBRO
O vereador Zezito Maio preparando a deliciosa Muqueca Capixaba

No último  dia  30 de Setembro foi fundada oficialmente a Confraria da Moqueca Capixaba, que foi idealizada pelo trio : Mauro Quintão, Cacau Monjardime e Zezito Maio.
A deliciosa Muqueca feita em panela de barro 2 riquezas do estado

Zezito Maio é, Vereador e conhecedor  das  especiarias marinhas , o publicitário Cacau Monjardin é o  autor  que deu vida e imortalizou a celebre frase “ Moqueca é Capixaba o resto é peixada”, e Mauro Quintão que é amante da Cultura do Espírito Santo é  Administrador  Hospitalar e Presidente da ABIME do Espírito Santo ( ABIME-ES- Associação Brasileira de Imprensa de Mídia Eletrônica do estado de Espírito Santo)
A  entidade , que já tem sede , página no Facebook e prepara o site; foi criada com o propósito de levar o nome e a gastronomia do Espírito Santo, para fora dos limites territoriais do estado 
Como todos  sabem, o Capixaba é um povo alegre, culto, receptivo e brincalhão. Contudo esse povo amável muda o rumo a prosa quando o assunto é MOQUECA.
A Confraria,adepta desse prato altamente saudável,  já está funcionando a todo vapor como uma espécie de entidade: EMBAIXADORA OFICIAL DA GASTÔNOMIA E DA COLUNINARIA CAPIXABA, no Brasil e exterior já tendo como seu “capitão mor” o   PHD no assunto  Cacau Monjardim.
No dia da fundação foi servida  aos confrades uma verdadeira Moqueca Capixaba feita pelo autor da Lei o Vereador  Zezito  Maio e todos os convidados puderam degustar da iguaria, com fartura numa autêntica panela de barro como manda o figurino.
Estiveram presentes  :

·        O Presidente Zezíto  Maio
·        O Presidente de honra Cacau  Monjardim
·        E os Diretores  fundadores :
·        O Médico Dr. Mosken
·        O Adm.  Hospitalar Dr. Mauro Quintão
·        O Diretor Operacional Edinho Palmeira.
Dr Mosken, Mauro Quintão e Cacau Monjardim
Muita alegria na Confraria da Muqueca
Roberta e Mauro Quintão presidente da ABIME-ES

Cacau, já chegou com todo aparato, manual de como fazer uma moqueca , camiseta oficial, e um kit contendo o Urucum e sua história como especiaria indígena altamente utilizada na culinária do Brasil.
Eles já se movimentam, para que os próximos eventos culturais e gastronômicos e  o  aniversário do próximo ano aconteçam em um local aberto, aonde todos poderão degustar da Moqueca e também auxiliar aos mais necessitados, que é um dos objetivos da entidade.
Na oportunidade escolheram como mentor e padrinho intelectual o Prof. Tejon que foi eleito cidadão Vitoriense no último dia 16 de setembro.
Esperamos que as Secretarias de Turismo do Governo do Estado e da Prefeitura da Capital Capixaba apoiem com veemência essa nobre iniciativa desses paladinos da Cultura do ES.
Poucos são os que lutam pela cultura. Um povo não existe sem memória.

E todos nós sabemos que  “  MOQUECA É CAPIXABA O RESTO É PEIXADA ”

Página oficial no Facebook : http://www.facebook.com/confrariada.moqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário